Expurgo é o procedimento que visa a eliminação dos insetos, que se encontram nos produtos armazenados, em suas diversas fases de desenvolvimento, procurando atingir uma eficiência de 100% no controle.

Na operação de expurgo, são empregados defensivos conhecidos como fumigantes sendo a fosfato de alumínio (fosfina) o mais utilizado atualmente (Fig. 50).

A operação de expurgo pode ser realizada com os grãos a granel ou ensacados, e é realizada da seguinte forma:

Grãos armazenados a granel em armazéns graneleiros, armazéns convencionais, etc, as pastilhas são distribuídas manualmente durante o carregamento dos mesmos ou, com o auxílio de uma sonda (cano de ferro ou de plástico), aplicando em vários pontos dos grãos já armazenados;

Grãos armazenados a granel em silos verticais ou horizontais, as pastilhas também são distribuídas manualmente, a proporção que os grãos são carregados ou, por meio de dosadores automáticos, que fazem a distribuição das pastilhas durante o carregamento dos grãos;

Grãos ensacados, fumo em fardo, em caixas, em barricas ou engradados, armazenados em armazéns convencionais sob “câmaras de expurgo”, formadas por lonas plásticas apropriadas para essa operação, as pastilhas são distribuídas por entre as pilhas de sacarias, fardos, etc. tomando o cuidado de dispor as pastilhas no interior de caixas de papelão ou madeira, secas, de modo que não ocorra acúmulo das pastilhas;

Para fumigação de espaços vazios, como depósitos, armazéns, containers, silos moinhos, etc., as pastilhas são distribuídas por toda a área destas instalações, respeitando as dosagens indicadas, tomando o cuidado de dispor as pastilhas no interior de caixas de papelão ou madeira seca, de modo que não ocorra acúmulo das pastilhas.

Os produtos tratados não são afetados pela Fosfina, quanto a sua qualidade, sabor, coloração e propriedades organolépticas.

Toda a operação realizada pela Orion segue os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, nossos técnicos são treinados e o responsável técnico, engenheiro agrônomo habilitado pelo CREA-ES, monitora os procedimentos.

A fim de atender melhor a nossos clientes realizamos estudo de análise da demanda média e do local para apresentar melhor modalidade de tratamento e proposta de preços.